Novidades
Patrimônio Digital
27/06/2025
Seus ativos em criptomoedas também são assunto para o Planejamento Sucessório. Afinal, quando você partir desta para a melhor, alguém herdará seu patrimônio digital.
Atualmente, existem duas formas de posse das criptomoedas e, assim, cada uma possui uma forma diferente de testar. Confira abaixo!
1- Corretoras especializadas (exchanges) — Elas têm a posse dos ativos. Algumas exchanges já possuem procedimento de direcionamento de criptomoedas quando comprovadas a m0rte e ligação do herdeiro.
Entretanto, o ideal é buscar um inventário. Os herdeiros devem oficiar a corretora para a transferência dos ativos e até solicitar informações à Secretaria Especial da Receita Federal, que possui informações sobre as operações.
2- Carteiras de criptomoedas (wallets) — Como as carteiras digitais são acessadas por senhas personalizadas, o ideal é a pessoa declará-las em testamento para acesso posterior.
Outra alternativa é fazer um testamento, com o amparo de uma advogada de confiança, para atestar a sucessão das criptomoedas.
Ficou interessado? Contrate Garcia Advocacia.